Ricardo Baldacci Trio 2017

Hotel Pullman terá temporada do Ricardo Baldacci Trio

by

Inicia neste sábado, 30 de setembro, às 19h30 a temporada de shows do Trio de Swing Jazz do Cantor e Guitarrista Ricardo Baldacci no Restaurante Taste It do Hotel Pullman Ibirapuera em São Paulo.

Baldacci apresentará seu show Songs to Swing and Love, acompanhado de Vanessa Ferreira no contrabaixo e Michel Santos no piano.

O Ricardo Baldacci Trio leva ao público a essência fundamental do jazz, um estilo musical  concebido para ser popular, divertido, sofisticado, para amar e dançar.

A idéia do grupo é, através da formação de “drumless trio” (trio sem bateria), recriar a atmosfera dos pequenos grupos de jazz americanos que se apresentavam em casas noturnas na década de 1930 e 1940 e com apenas três instrumentistas tinham o papel de entreter a platéia, mantendo as apresentações em pé de igualdade com as grandes orquestras de swing jazz da época. A combinação de músicos em um trio sem bateria nas décadas de 1930 e 1940 é a base histórica do jazz para pequenos grupos que influenciou a sonoridade de uma série de conjuntos instrumentais e com cantor(a) nos períodos subsequentes. A partir do trio sem bateria de Nat King Cole (o Nat King Cole Trio), vários outros artistas criaram suas estéticas como: Ray Charles, Tal Farlow, George Benson, Monty Alexander, Oscar Peterson, Page Cavanaugh,  John Pizzarelli e Diana Krall.

O espetáculo é fortemente alicerçado em três elementos: o repertório, os arranjos e a coesão entre os componentes do grupo.

O repertório é composto de canções populares americanas que se tornaram clássicas na mente do público, que as conhece de uma forma ou de outra, atráves dos filmes, programas de rádio ou mesmo de sua coleção de CDs e arquivos digitais. São obras de grandes compositores populares norte-americanos  com ricas harmonias , melodias e letras atemporais.

Tratando-se de arranjos, os três músicos precisam se desdobrar. Apenas contando com  voz, guitarra acústica, baixo-acústico e piano o grupo deve reproduzir o poder de “swing” de uma grande orquestra. O piano no trio é responsável pelo papel que seria atribuido às cordas e aos metais na “big band”, enquanto que a guitarra recebe a tarefa de substituir o papel rítmico da bateria em conjunto com o baixo acústico. Nenhuma nota na combinação soa em vão, cada músico tem a sua exata função e pode ser ouvido com extrema nitidez. O grupo ainda elaborou intrincados novos arranjos e reproduziu os originais que refletiam a preocupação da época com a sofisticação nas baladas e o senso de humor empregados nas músicas agitadas.

Fica evidente que para realizar esta tarefa de multiplicar o papel dos instrumentos é necessário muita pesquisa pelo estilo, amor ao trabalho e sintonia entre os participantes do grupo. O trio soa como uma pequena orquestra bem afiada, pronta para emocionar ou “swingar” num evento em que a canção ocupa o papel principal e há bastante espaço para a improvisação.

O espetáculo “Songs to Swing and Love” trás ao público a oportunidade de presenciar o que era vivido no começo do jazz com todo o respeito devido à tradição do estilo, dando um leve toque de contemporaneidade.

Shows às 19h30:

sábados – 30 de setembro e 14 de outubro

sexta-feira – 06 de outubro

segundas-feiras – 02, 09, 16, 23 e 30 de outubro

 

Hotel Pullman Ibirapuera:

Rua Joinville, 515 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04008-011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PageLines